Os aposentados e pensionistas que recebem seus benefícios pelo Banco do Brasil, já podem solicitar empréstimo consignado em folha de pagamento.
Procedimentos:
1º) Comparecer a Unidade de Atendimento Portus – Unip, munido da documentação exigida para habilitar o empréstimo. O Coordenador informará o valor máximo da margem consignável que poderá ser comprometida com a prestação;
2º) Solicitar empréstimo ao Banco do Brasil através dos terminais de auto-atendimento ou em qualquer agência através de funcionário do banco, onde deverá ser apresentado o contracheque. O Portus terá três (3) dias, após a chegada da documentação abaixo ao instituto, para análise e aprovação do empréstimo;
3º) A Autorização para liberação dos empréstimos será efetuada pelo Portus através de sistema interligado com o Banco do Brasil, após o recebimento da documentação na sede do Instituto.
Documentação:
· Declaração - disponível nas Unip's e no site (clique aqui), assinada pelo aposentado/pensionista e duas (2) testemunhas com cópia do CPF;
· Contracheque - deverá ser apresentado no Banco do Brasil, caso o atendimento seja feito através de funcionário do banco;
· Certidão atualizada - deverá ser anexada a declaração no caso de procurador, tutor ou curador.
Caso o empréstimo seja autorizado pelo Instituto, os valores das prestações acordadas serão debitados mensalmente na folha de benefícios.
O compromisso e as responsabilidades são entre o tomador de empréstimo e o Banco do Brasil. O Portus é apenas o averbador das prestações em folha de benefícios, agindo como interveniente do contrato.